13/03/2012

Apresentação, sinopse e release de HISTÓRIA DE BRINQUEDOS


...Olha a bailarina
        menina sapeca
                  essa bailarina é uma gracinha...


APRESENTAÇÃO

História de Brinquedos é um espetáculo infantil que tem como tema central os pré-conceitos que criamos sobre o desconhecido e a dificuldade em compreender e aceitar diferenças entre as pessoas, que se manifestam através dos julgamentos que fazemos a partir da observação externa do outro.

Partindo desta forma História de Brinquedos apresenta-se numa divisão de classes metafórica, inserindo em cena as relações entre estes universos distintos, que em geral são fontes geradoras de discriminações diversas.

Valores como a amizade e igualdade entre as pessoas são mencionados de forma lúdica, sem apontamentos morais ou panfletários. Esta proposta trata estes temas, considerados delicados, através da arte, da diversão, do riso e do encantamento.

A montagem de História de Brinquedos resgata características que são comuns as crianças tais como, a criatividade, a inventividade, o circo e o prazer de brincar a partir da imaginação.

Brincadeiras antigas, brincadeiras novas, canções, danças e palhaçadas são tudo o que há num quarto cheio de brinquedos e claro, crianças.

História de Brinquedos assim como Charles Chaplin, brinca com verdades e mostra muitas verdades brincando.

SINOPSE


Num quarto de uma criança os brinquedos vivem separados em dois grupos “sociais distintos”: os brinquedos de baixo que são guardados numa caixa, e os brinquedos do alto que vivem no alto das estantes fora do alcance das crianças.

Certo dia, Rosalina, a bailarina de corda e porcelana é tirada da prateleira do alto da estante e esquecida no chão junto á caixa de brinquedos.

Enquanto espera o “resgate” a bailarina encontra um morador da caixa, o pequeno palhacinho de pano chamado Bobo Plín que, ao avistá-la logo se encanta.

Porém a arrogância e o preconceito da graciosa bonequinha com os brinquedos “de baixo” frustram todas as tentativas de aproximação e cortesia do palhacinho, que inventa as mais diversas peripécias atrapalhadas para conquistar sua amizade.   


RELEASE


A trama começa quando estes dois mundos se encontram: de um lado, o palhacinho de pano todo mole e desajeitado e que vive na parte de baixo e do outro, a bailarina de corda toda graciosa e delicada

A partir das diferenças entre os dois a bailarina o julga inferior e desqualificado para ser seu amigo. O palhaço tenta de diversas maneiras ser um brinquedo-amigo cortês para conquistar a amizade da bonequinha oferecendo-lhe presentes, cortejando-a com canções, tentando inclusive ser diferente para se encaixar nos padrões exigidos por ela. Em umas dessas tentativas atrapalhadas, sem querer a corda da boneca é danificada. Surge então de dentro da caixa de brinquedos uma solução para consertá-la.

A bailarina, resistente, então começa a desvendar aquele novo universo, até então desconhecido e a partir de sua experiência passa a considerar que “o diferente não é necessariamente melhor ou pior e que as diferenças entre as pessoas pode ser algo enriquecedor e que a aparência não é um fator relevante para fazer novas amizades”.

Nenhum comentário: