13/11/2011

Pesquisa - Tennessee Williams

"Há um tempo para partir, mesmo quando não há lugar certo para ir". - Tennessee Williams
 
Olá amigos, colegas e conhecidos da Cia. de Teatro Bamuar.

             Na semana passada compartilhamos  breve biografia sobre Plínio Marcos, autor cujo universo dramatúrgico é objeto de estudo do nosso processo criativo. Hoje é a vez de falarmos de Tennessee Williams que, como é sabido é nosso também objeto de estudo. Ambos são o mote inspiradores para a criação do texto dramático de "À Deriva no Submundo", autoria de Guilherme Vale e Talita Felonta.

            Thomas Lanier Williams ou Tennessee Williams nasceu em 26 de março de 1911 na cidade de Columbus, no Mississipi, EUA. Foi o dramaturgo, poeta, romancista americano e autor de obras que ecoarão no éter cênico teatral por séculos. 

            Dono de um invejável currículo na literatura, no teatro e no cinema, Tennessee Williams pode ser considerado hoje um dos dramaturgos mais aclamados e bem sucedidos do século XX. É um dos poucos a terem realizado a façanha de ter levado para casa dois prêmios Pulitzer, um Tony e duas indicações ao Oscar. Também foi eternizado pela crítica como um dos autores mais influentes de sua geração e o de maior relevância numa época marcada por censuras e barreiras. Seus textos afiados, marcados por diálogos inteligentes e por duplos sentidos, elevaram a dramaturgia americana a um nível de refinamento e força acima do esperado e, graças a eles, que hoje podemos contar com uma liberdade de expressão tão necessária no terreno das artes cênicas. 

            Seus personagens são frequentemente confrontados com uma sociedade dividida entre conflitos de alta intensidade em que, eventualmente, traz para fora as paixões e as falhas na sua forma original e fora das convenções sociais. O enredo é fraco em seus trabalhos mas incidem sobre a expressão dos personagens rasgados, travados em um ambiente opressivo cujo poesia e diálogos transmitem sensualidade.

            Tennessee nunca teve uma relação fácil com seus familiares. Seu pai, Cornelius, era um ex-integrante do exército e alcoólatra que descontava na família toda sua raiva com a vida, em especial com Tennessee, além de ser suspeito de tentar abusar sexualmente de sua filha. Sua mãe tinha transtornos sérios de personalidade e sua amada irmã, Rose, com quem mais tinha apego, era portadora de esquizofrenia, sofrendo uma lobotomia ainda muito nova, o que acabou deixando-a incapacitada. Depois de crescido, tímido e reprimido, ele acabou se descobrindo homossexual quando foi obrigado a servir no exército, na mesma medida que foi descobrindo uma vontade incontrolável de escrever histórias que, geralmente se focavam em dramas familiares similares aos seus. A partir de então foi seguindo seu próprio caminho até ganhar reconhecimento com suas peças e se tornar quem nós conhecemos hoje.
 
"É possível ser jovem sem ter dinheiro, mas não se pode ser velho sem ele". - Tennessee Williams.


              Apesar de bem resumida, essa pequena introdução sobre a vida de Tennessee é o suficiente para entendermos os fatores que influenciaram todas as suas obras. Temas como alcoolismo, doenças mentais, relações familiares, abusos sexuais, traumas emocionais e homossexualismo estão sempre presentes em seus textos, todos inspirados em sua própria trajetória de vida. Também muito recorrente nas peças do dramaturgo são personagens femininas fortes, que geralmente representam seu alter ego, e personagens masculinos bem moldados num estilo "machão" (fortes, brutos, sensuais e fechados), como um tipo de representação daquilo que o atraía fisicamente (certa vez ele confessou a seu amigo Gore Vidal, um escritor conceituado, que jamais poderia escrever uma peça sem um personagem pelo qual sentisse desejo). Usando esses dois tipos mais básicos como base na hora de criar suas tramas, ele apenas incluía o âmbito familiar para dar um toque teatral para a obra, não sem antes encher seus trabalhos de simbolismos críticos na hora de amenizar o conteúdo escandaloso que geralmente acompanhava as premissas.

            Tendo em mente o estilo único do dramaturgo, podemos então entender o impacto de seus textos quando adaptados para o cinema americano ultra-moralista das décadas de 1950 e 1960. 

            Nativo do Sul, Tennessee Williams fornece o cenário mais comum para as suas criações, como no seu famoso jogo Gata em Teto de Zinco Quente (1955) que será filmado por diversas vezes (a primeira em 1958). Seus trabalhos realizados durante os anos cinquenta renderam-lhe uma reputação internacional, especialmente com "Um Bonde chamado desejo" de 1947, que ganhou o Prêmio Pulitzer e também levado as telas em 1952 por Elia Kazan.

            Infelizmente, são poucos os dramaturgos que possuem o cacife de Tennessee, principalmente no que diz respeito aos diálogos e a sutileza com que ele abordava seus temas principais, que geralmente eram fortes e ácidos.

            A angústia niilista, sensual e individualista estão em três das suas obras maiores como, "À Margem da Vida", "Um Bonde Chamado Desejo" e "Gata em Teto de Zinco Quente".

"Penso que o ódio é um sentimento que só pode existir na ausência da inteligência.". - Tennessee Williams


            Autor compulsivo de dezenas de peças, com outras sendo descobertas a todo momento, Williams é lembrado, e encenado, sobretudo pelas três. Mas sua maior produção no teatro é de textos curtos como: "Fala comigo doce como a chuva" e "Essa propriedade está condenada", assim como é de contos, na prosa. Em 1967 ele publicou um livro de poemas “No inverno de cidades e em 1975 “Suas Memórias.

            Em 1999, São Paulo passou por uma febre rápida do dramaturgo com Regina Braga como Amanda em "À Margem da Vida" e Vera Fischer como Maggie em "Gata em Teto de Zinco Quente". Mas foi Helena Albergaria, da Cia. do Latão, que roubou a cena como Willie, protagonista adolescente da pequena e delicada "
Esta Propriedade Está Condenada". "O Matadouro Municipal", como aquela, não é obra-prima, mas é uma das pequenas jóias mal lapidadas de Tennessee Williams.

            No entanto, após esse período áureo, Williams passou momentos difíceis. Vítima de analgésicos e drogas, oprimido pelas críticas negativas dos seus últimos textos, morreu sozinho, em 1983, em um quarto de hotel, depois de comer um tubo de comprimidos para a insônia

Biografia:

 A biografia de Tennessee Williams é muito extensa e boa parte encontra-se na língua original do autor, inglês. É possível encontrar os textos traduzidos e citados ao longo desse texto na Biblioteca do Centro Cultural São Paulo e também no Museu Lasar Segall, além, de outras bibliotecas e nas melhores livrarias.

Referências:

http://pt.infobiografias.com/biografia/35892/Tennessee-Williams.html
http://ornitorrincocinefilo.blogspot.com/2011/06/biografia-tennessee-williams.html

Texto:
 Guilherme Vale (é válido ressaltar que o texto foi montado a partir  das costuras Colagem de textos dos blogs citados acima e do Wikipédia).

 Saudações teatrais e até a próxima,

Cia. de Teatro Bamuar



Nenhum comentário: